Prefeitura estimula apicultura em Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria da Agricultura, em parceria com o Sebrae, entregou nesta quarta-feira (17), 33 novas colméias aos agricultores do município, através do Projeto Território da Cidadania no Meio Oeste do Contestado.

Foram beneficiados agricultores que estão investindo na produção de mel, e já adquiriram no mês de julho, com recursos próprios, novas colméias. De acordo com a quantidade de caixas adquiridas pelo produtor a Prefeitura fará a contrapartida de mais colméias.

O Projeto Território da Cidadania no Meio Oeste do Contestado está sendo desenvolvido em Xanxerê desde 2013. A iniciativa tem como objetivo incentivar os produtores para que acreditem no potencial da atividade e invistam cada vez mais.

O Diretor de Agricultura, Fábio Pompermaier, comenta que é uma forma de valorizar o produtor, além de ser uma atividade complementar de renda. “Esses agricultores investiram, acreditaram no projeto, e hoje a Prefeitura está auxiliando com novas colméias. Buscamos qualidade e quantidade do mel, observamos uma melhora significativa e a expectativa é passar de seis quilos de mel em cada colméia por ano, para 25 a 30 quilos de mel”, afirmou Pompermaier.

As colméias atendem as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT), e assim que entregues já podem ser colocadas para produção.

Os agricultores que participam do projeto recebem mensalmente consultorias gratuitas prestadas pelo Sebrae e técnicos da Secretaria de Agricultura do município. As consultorias acontecem na propriedade de cada agricultor.