Comissão de Meio Ambiente da FEMI inaugura espaço Ecoestação

A Festa Estadual do Milho, FEMI 2010, tem foco voltado para o desenvolvimento sustentável. Visando esse tipo de ação a Comissão de Meio Ambiente da FEMI promoveu a reestruturação do antigo túnel ecológico que foi inaugurado hoje e recebeu o nome de Ecoestação.

Este espaço foi projetado com base nas 5 dimensões da sustentabilidade que são: a espacial, econômica, ambiental, social e cultural.

O Prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi salientou a importância de criar espaços permanentes no Parque da FEMI e promover a conscientização da população em torno dos problemas ambientais.

Na Ecoestação os visitantes terão uma visão dos biomas do Brasil e de Xanxerê, e verificar aspectos de sustentabilidade desenvolvidos pelo município.

O Presidente da FEMI 2010, Péricles Vicini, ressaltou o trabalho da equipe da Comissão do Meio Ambiente para que tudo estivesse pronto para a Feira.

A Coordenadora da Comissão do Meio Ambiente da FEMI, Kátia Parizotto, informou que outra ação desenvolvida no Parque Rovilho Bortoluzzi é a revitalização do Bosque que hoje é o filtro natural de 80% do gás carbônico liberado na feira, além de projetos de avaliação dos impactos ambientais da Feira.

Ainda em parceria com a Unoesc Xanxerê foi desenvolvido o Roteiro da Sustentabilidade que vai atender visitas agendadas por escolas e grupos da região.

Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Fernanda Bertotto