Alunos da rede municipal de educação de Xanxerê fundam Cooperativa Escolar

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, levando-as a vivenciar experiências dos valores e princípios do cooperativismo, foi realizada na noite desta quinta-feira (25) a Assembleia Geral da Fundação da Cooperativa Escolar Cascata do Conhecimento de Xanxerê. A solenidade foi realizada na EMEB Janete Cassol.

O Programa Cooperativas Escolares é uma parceria entre a Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Fundação Sicredi, firmado no ano de 2023. Na Rede Municipal de Ensino o programa está sendo desenvolvido com alunos do 6º e 7º anos das Escolas Nossa Senhora Aparecida e Janete Cassol.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, destaca que a fundação das cooperativas escolares é de suma importância para o desenvolvimento dos jovens participantes, uma vez que possibilita o crescimento pessoal, desenvolve habilidades de comunicação e de interação social. “Esses jovens, conscientes de todo o processo e da importância do cooperativismo nas escolas, terão um futuro brilhante e cheio de oportunidades.”

CAFÉ COM OS PRESIDENTES

Nesta semana, foi realizado um “Café com os Presidentes”, na cidade de Sarandi, no Rio Grande do Sul, o qual contou com a presença das dez cooperativas escolares já fundadas na Região da Produção.

Esse encontro teve a participação do presidente do Sicredi, Saul Rovadoscki, do presidente da Fundação Sicredi, Romeo Balzan, das professoras coordenadoras das cooperativas escolares, Lilian Camargo e Débora Ferreira, e das presidentes das cooperativas escolares.

O município de Xanxerê marcou presença com a EMEB Nossa Senhora Aparecida, com a cooperativa Campo Verde, e da EMEB Janete Cassol, com a cooperativa Cascata do Conhecimento.

O encontro teve como objetivo a socialização dos planos de gestão para 2024, onde as cooperativas participantes socializaram o significado do nome e logomarca de cada cooperativa.

Tanto o presidente do Sicredi – Região da Produção, quanto o presidente da Fundação, explanaram sobre suas experiências de vida e o quanto o cooperativismo traz mudanças positivas para os locais onde atuam.