Prefeitura inaugura CRAS no bairro Nossa Senhora de Lourdes

Uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social foi inaugurada no bairro Nossa Senhora de Lourdes na manhã dessa sexta-feira, dia 03 de setembro. Este empreendimento da Administração consolida no município de Xanxerê os avanços do Sistema Único de Assistência Social.

O município já possui uma unidade, situada no bairro Sufiatti, que atende a comunidade dos , bairros Aparecida, Castelo Branco, Colatto, João Winckler, Matinho, Santa Cruz, Santo Dias, Tonial, Vista Alegre, Bela Vista, São Romero, Castelo Branco e o próprio Sufiatti. A nova unidade, com 211 m², atenderá a comunidade dos bairros Bagatini, Bortolon, Esportes, Leandro, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Tarumã, Nossa Senhora de Fatima, Colina Verde, Pinheiro, Primo Tacca, São Pedro, Veneza, Vila Cesamo, São Jorge e Vila União.

A obra é resultado de um convênio com o Governo do Estado e teve um custo de R$ 174 mil, sendo R$ 74 a contrapartida da prefeitura de Xanxerê. A unidade terá cinco salas de atendimento, sala de coordenação, brinquedoteca, auditório, banheiro adaptado para deficientes físicos e fraldário.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, destacou o avanço do município na consolidação das propostas do SUAS. “Este é mais um compromisso firmado e alcançado pela Administração Municipal com o objetivo de cumprir as metas do SUAS, no que diz respeito ao atendimento da população em Assistência Social. Essa região está crescendo muito, em virtude dos projetos habitacionais, com o novo CRAS estaremos presentes também nessa região para prestar serviço de assistência social à população”, ressalta Neusa.

A secretária apresentou a equipe que atuará na unidade, composta de uma coordenadora, duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma pessoa responsável pelos serviços gerais, uma monitora para fazer a parte administrativa e recepção.

O secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Derli Rodrigues também destacou o trabalho do município no desenvolvimento de ações na área social. “O município de Xanxerê, especialmente, este bairro, terão acesso a um novo sistema de assistência. O Cras vai dar uma assistência diferente, assistência de atividades para grupos de crianças, mulheres e idosos, sendo uma das iniciativas importantes que o sistema social brasileiro criou porque trará esta nova importância para a sociedade”, informou o secretário.

O prefeito Bruno Bortoluzzi falou da necessidade de uma estrutura para combater as dificuldades sociais e a pobreza que ainda assola o país. “Eu sempre digo à secretária que o CRAS é um posto de saúde social, que trata das doenças que atingem o cidadão durante sua convivência na sociedade”, define o prefeito.