Reunião entre produtores, mercadistas e técnicos do CIDASC esclarece fracionamento de produtos

Na manhã do dia 06 de outubro aconteceu, no auditório da Prefeitura Municipal de Xanxerê, uma reunião com o objetivo de adequar as atividades dos produtores e comerciantes varejistas de alimentos. Participaram da reunião o prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, o secretário de Agricultura Valdir Zembruski, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Moacir Luiz Romani, o presidente da Cidasc, Vili Segatto, além de produtores e comerciantes de Xanxerê e região.

A reunião foi solicitada pelo sindicato, em virtude das ações realizadas pela força tarefa, composta pelo Ministério da Agricultura, Cidasc e Vigilância Sanitária, coordenada pelo Ministério Público. A intenção do sindicato foi discutir as ações deflagradas pela força tarefa e buscar esclarecimentos de como os produtores e supermercadistas devem agir no que diz respeito ao fracionamento de produtos e aos produtos temperados de origem animal.

Os produtores também reivindicaram uma solução para os abatedouros que estão com as atividades suspensas. Segundo os produtores, o estabelecimento urgente de regras para a atividade é importante para que os produtores se enquadrem de forma rápida e voltem a produzir.

O secretário Municipal de Agricultura informou que o município fará o possível para auxiliar os produtores e comerciantes, obedecendo a iniciativa do Ministério Público e da Cidasc. “Colocamos a estrutura necessária a disposição dos produtores e do Ministério Público para atingir o mais rápido possível a solução desse impasse, inclusive com a alocação dos veterinários da Secretaria de Agricultura para atuarem exclusivamente junto aos produtores, com a orientação do Ministério, para que os diversos estabelecimentos possam proceder de forma correta para atender as exigências”, informou Zembruski.