Prefeitura de Xanxerê repassa informações sobre sistema de trânsito à Prefeitura de Xaxim

Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, recebeu em seu gabinete uma equipe do município de Xaxim que veio em busca de informações sobre a administração e operacionalização do sistema de trânsito de Xanxerê.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Infraestrutura, Marcelo Bazzi, o diretor de Serviços Urbanos, Nadir Schiodi e o diretor do Conselho Municipal de Trânsito de Xaxim, Jorge Lauchzer. Também participaram o assessor de Planejamento Urbano de Xanxerê, Ivan Durand Junior, o secretário de Administração e Finanças, Adierso Bianchi e o diretor do Ciretran em Xanxerê, Tenário Klein.

O motivo da reunião foi a necessidade da equipe de Xaxim em buscar algumas informações sobre o cadastramento do município no Sistema Nacional de Trânsito, sobre a administração e operacionalização do sistema de trânsito de Xanxerê e a implantação do estacionamento rotativo naquele município.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi destacou a importância do Conselho Municipal de Trânsito e Sistema Viário de Xanxerê, fundamental na organização e nas tomadas de decisões pertinentes à organização e controle do trânsito xanxerense. “O Conselho de Trânsito tem exercido um papel de grande importância em Xanxerê. A frota de veículos aumentou muito, mas as ruas permanecem do mesmo jeito. São raras as decisões que tomamos sem consulta ao Conselho. São representantes voluntários de diversos segmentos da sociedade, com o respaldo do conhecimento técnico e experiência da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, engenheiros e dos nossos funcionários, que não medem esforços na avaliação e estudo do trânsito para encontrar as melhores soluções”, comenta Bortoluzzi.

Ainda segundo o prefeito, as portas do município estarão sempre abertas para a troca de experiência com os municípios vizinhos.

Para o assessor de Planejamento Urbano, Ivan Durand Junior, algumas informações foram repassadas, bem como cópia de algumas leis em vigor no município. “Foi uma grande iniciativa dos nossos colegas de Xaxim. Muita coisa já está pronta e funcionando lá, mas é sempre bom ver a experiência dos municípios vizinhos, verificar o que deu certo e o que não deu, o que foi corrigido e tentar adaptar, sempre respeitando a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito. Conversamos sobre o Conselho de Trânsito, sobre ZTR, sobre o rotativo, sobre a autonomia do município no que diz respeito ao trânsito e os convênios com a Polícia Militar. Acredito que pudemos contribuir com nosso vizinho”, completa Durand Junior.

Assessor de Imprensa