Secretaria de Saúde orienta população quanto à vacinação da Covid-19

A vacina desenvolvida para prevenir a Covid-19 é segura, eficaz e fundamental para prevenir as formas graves da doença, evitando que a população mais vulnerável desenvolva a Síndrome Respiratória Aguda Grave, podendo evoluir a óbito. De acordo com a Secretaria de Saúde de Xanxerê, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, destaca que em razão do pequeno quantitativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, foi elaborado um cronograma provisório para abertura dos frascos da vacina, para evitar a perda da mesma. “Quem precisa vacinar contra a Covid-19 pode procurar umas das salas de vacina conforme cronograma que elaboramos para poder atender todos os bairros, pois a vacina é administrada de forma responsável e segura pelas vacinadoras”, salienta Caroline.

Na segunda-feira, as salas de vacina da UBS Vila Sésamo e São Romero realizam a vacina. Na terça-feira a sala de vacina do bairro dos Esportes e Hélio dos Anjos Ortiz. Na quarta-feira a vacina é feita no Nossa Senhora de Lourdes e Vista Alegre, na quinta-feira no Vila Sésamo e Castelo Branco e na sexta-feira nos Esportes e Hélio dos Anjos Ortiz.

Conforme recomendado pelo Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE), da Organização Mundial de Saúde, o Brasil vai recomendar a vacina periódica para o grupo A, de maior risco, composto por gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, imunocomprometidos e idosos (60 anos ou mais).

Além disso, o Programa Nacional de Imunização (PNI) incluiu grupos com maior vulnerabilidade na realidade brasileira na indicação de vacinação periódica: indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Considerando que a infecção por SARS-CoV-2 é uma importante causa de infecção respiratória grave e morte em crianças menores de 5 anos, principalmente entre os menores de 1 ano de idade, decidiu-se pela inclusão da vacinação no calendário nacional de vacinação infantil.

“O objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19. Por isso, é fundamental alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais para todos os grupos com indicação”, acrescentou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi.