Janeiro Verde: campanha visa conscientizar sobre câncer de colo de útero

Dados do Ministério da Saúde apontam que 75% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida e cerca de 5% delas vão desenvolver o tumor maligno em um prazo de 02 a 10 anos.

Visando isso, a campanha Janeiro Verde busca conscientizar as mulheres sobre o câncer de colo de útero, considerado o terceiro tumor maligno mais presente nas mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal. Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, vírus comum de fácil disseminação e que se instala na pele e mucosas de homens e mulheres.

Uma das principais formas de prevenção e controle é a detecção precoce através da realização do exame citopatológico, também conhecido como exame preventivo, o qual é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e permite a identificação de lesões precursoras que, se tratadas precocemente, possuem grandes chances de não evoluírem para o câncer.

Além disso, o uso de preservativo nas relações sexuais e a administração da vacina contra o HPV também são forma de evitar a transmissão da doença. A vacina é distribuída, gratuitamente, pelo SUS e é do tipo quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV e abrange os dois principais tipos responsáveis por câncer de colo do útero e aqueles responsáveis pelas verrugas genitais.

Em Xanxerê, a vacina pode ser feira em uma das sete salas de vacina que funcionam de segunda a sexta-feira no horário das 07h45 às 11h15 e das 13h às 16h45. As unidades com salas de vacina são Castelo Branco, Esportes, Hélio dos Anjos Ortiz, Nossa Senhora de Lourdes, São Romero, Vila Sésamo e Vista Alegre.

A vacina deve ser administrada em meninas e meninos de 9 a 14 anos, e homens e mulheres que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, com esquema de três doses (0, 2, 6 meses), independentemente da idade.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê oferta o exame preventivo de forma gratuita. Basta procurar a unidade de saúde à qual pertence para estar realizando o exame no dia ou agendar conforme disponibilidade. As Unidades de Saúde prestam atendimento à população de segunda a sexta-feira no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.