Audiência Pública traça metas para próximos 10 anos para habitação em Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê, através da Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária, realizou na noite desta segunda-feira (30) audiência pública para apreciação da revisão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e Proposição de Minuta de Projeto de Lei.

O plano visa promover uma avaliação do que foi executado até 2020, apresentar o planejamento das ações e metas para os próximos dez anos (2021 a 2031), contendo as estratégias de enfrentamento das necessidades habitacionais no município.

A Diretora de Habitação e Regularização Fundiária, Poliane Aparecida da Silva, destacou a falta de interesse da população em participar e debater o processo habitacional no município. “É uma pena que a população não compareceu à Audiência Pública para poder discutir as metas traçadas para os próximos 10 anos, pois este é um assunto de extrema relevância para todos nós. Que possamos pensar num planejamento habitacional para os próximos 10 anos e que esse planejamento possa ser efetivo para resolver o déficit habitacional, principalmente famílias de interesse social”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sidinei Mesnerovicz, também destacou a falta de interesse da população em comparecer na audiência para dialogar e traçar os objetivos a respeito do plano para os anos. “Que possamos dialogar a respeito da melhor alternativa para o setor no município”.

O secretário de Obras, Transportes e Serviços, Leandro Marzari Silva, acrescentou que a Audiência Pública é um momento muito importante para falar sobre o setor habitacional no município. “Temos buscado trabalhar para reverter a situação de falta de habitação e construção nos últimos anos. Nosso objetivo é lançar dois tipos de plano de trabalho para poder atender a demanda represada no município”.

Após a leitura das ações que serão desenvolvidas através do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, foi realizada a aprovação da Minuta de Projeto de Lei por todos os presentes.

A Diretora de Habitação e Regularização Fundiária, Poliane Aparecida da Silva, salienta que até o dia 15 de junho serão aceitas sugestões e no dia 30 será entregue o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social com todas as modificações.

Também estiveram presentes na Audiência Pública o presidente do Conselho Municipal de Habitação, Claudio Trevisan, os vereadores Alessandro Antoniolli, Evandro Berto, Rogério de Oliveira, Sergio de Souza Nunes, Vilmar Zarembski, a secretária de Assistência Social, Luciana Contini e o presidente da CDL, Juliano Marció.

A apresentação da revisão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e Proposição de Minuta de Lei Municipal foi feita pela empresa Geovias Engenharia, vencedora do processo licitatório.