Programa Saúde no Lar realiza encontro com cuidadores

Percebendo a necessidade de melhorar a qualidade de vida daqueles que cuidam dos pacientes, o Programa Saúde no Lar iniciou nesta terça-feira (31) atividades com os cuidadores dos pacientes atendidos pelo Saúde no Lar no município.

“Neste primeiro encontro a equipe do Saúde no Lar pensou em reunir os cuidadores para uma roda de conversa, assim eles podem se conhecer melhor. Também convidamos a psicóloga Rejane para nos auxiliar na condução da reunião, para que possamos perceber as necessidades dos cuidadores e dos pacientes. Todo cuidado e dedicação merecem melhor atenção para que possamos melhorar ainda mais nossa assistência”, disse a Supervisora do Saúde no Lar, Luana Agnoletto Reis.

O prefeito Oscar Martarello esteve na abertura da capacitação, destacando que o Saúde no Lar é um dos projetos mais nobres do município. “O projeto é tão valioso que quando a secretária de Saúde nos falou do programa, no início de 2021, já repassei o veículo que seria para o gabinete para que a equipe pudesse usá-lo para as visitas domiciliares”.

A secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, salienta que há muito tempo o município precisava de um programa como o Saúde no Lar, que já atendeu mais de 10 mil pessoas desde o lançamento, em fevereiro de 2021. “Queremos ampliar o número de profissionais para atendimento, bem como ofertar cada vez mais melhorias aos pacientes. Essa equipe está de parabéns pelo trabalho que desenvolve diariamente”.

SAÚDE NO LAR

O Saúde no Lar é um serviço de atendimento domiciliar aos pacientes com impossibilidade ou dificuldade de locomoção até uma unidade de saúde, implantado em Xanxerê no ano de 2021, e que já realizou 10.427 procedimentos em 528 pacientes ao longo de um ano.

O objetivo da Prefeitura de Xanxerê com o programa é proporcionar um atendimento mais humanizado com ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, bem como a reabilitação.

O atendimento é feito todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, inclusive aos finais de semana, por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar composta por um médico, um enfermeiro supervisor, técnicos de enfermagem e assistente social, com visitas semanalmente aos pacientes previamente agendados.