CAPS de Xanxerê retoma oficinas com pacientes atendidos

Respeitando todos os protocolos sanitários, o Centro de Atenção Psicossocial de Xanxerê (CAPS) está retomando as atividades em grupo com os pacientes que são atendidos no local. Atualmente, o CAPS presta assistência a mais de 500 pacientes que estão em tratamento com transtornos mentais graves e persistentes.

Dentre as oficinas disponibilizadas pelo CAPS neste ano estão a oficina com cães, hortaterapia, terapêutica, ginástica e bem estar. A oficina com cães é ofertada toda terça-feira á tarde com o apoio da Polícia Militar, a qual disponibiliza o cabo Edemar Luiz da Silva e os cães para o trabalho com os pacientes.

A oficina de hortaterapia conta com a colaboração da Agrônoma Thatita Cardoso Anastasio, que atua voluntariamente no projeto nas quintas-feiras pela manhã. Já a oficina terapêutica é realizada de segunda a sexta-feira nos períodos matutino e vespertino.

O CAPS dispõe ainda da oficina de ginástica, com educador físico, de segunda a sexta-feira à tarde, e oficina de bem estar, com apoio de uma Técnica de Enfermagem, nas segundas e quartas-feiras á tarde.

Todas as oficinas são realizadas com atividades em grupo e objetivam trabalhar o ser humano de modo integral, equalizando o físico, mental e social.

Além das oficinas, o CAPS oferece ainda atendimento individual com consultas médicas e psiquiátricas, consultas de enfermagem, atendimento do serviço social e psicoterapia; atendimento em grupos com psicoterapia, Grupo de Prevenção à Recaída- GPR; atendimento em oficinas terapêuticas; e atendimento à família e atividades comunitárias.