Prefeitura de Xanxerê lança sistema de cadastro para coronavírus

A Prefeitura de Xanxerê lançou nesta quinta-feira (19) um sistema de cadastro para as pessoas que possuem sintomas do coronavírus (COVID-19). O sistema está classificado em tipos de situação: viajante, contato próximo e contato domiciliar.

Caso o paciente esteja sentindo algum dos sintomas vai clicar em uma das três opções, entrar no sistema e cadastrar seus dados pessoais e telefone e receberá um atendimento por videochamada aonde um profissional da secretaria municipal de Saúde estará entrando em contato para que as primeiras orientações possam ser feitas online para identificar os sintomas que a pessoa esteja sentido.

A partir disso a secretaria de saúde fará os encaminhamentos para atendimento presencial e para a coleta dos exames, caso seja necessário.

O objetivo é evitar que as pessoas com sintomas do coronavírus saiam de casa para que não haja proliferação do vírus, bem como manter um controle em tempo real dos pacientes diagnosticados com a doença.

O sistema foi desenvolvido pela Analista de Sistemas da Prefeitura de Xanxerê, Simone de Ramos. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Irene Goralski, o objetivo é ter um sistema que as pessoas possam ter acesso de maneira online para que as pessoas evitem sair de casa e assim possa haver um encaminhamento da melhor maneira possível.

O prefeito em exercício, Ivan Marques, destacou que o objetivo da administração municipal o software foi desenvolvido nas últimas horas para evitar que as pessoas saiam de casa, proporcionando maior segurança à população. “Vale ressaltar que o cadastro será online, mas que uma equipe da secretaria será deslocada em caso de necessidade até a casa das pessoas que suspeitam estar com o vírus”.

O sistema poderá ser acessado através do site e também pelo celular pelo endereço eletrônico: http://45.7.148.67:9990/saude.

A prefeitura mantém ainda um telefone de plantão que as pessoas também podem ligar em caso de suspeita de contaminação pelo coronavírus: 08005341635.