Mais de 1.000 mudas de árvores já foram plantadas através do programa Adote o Verde em Xanxerê

O Programa Adote o Verde, lançado no mês de junho pela Prefeitura de Xanxerê, já realizou o plantio de mais de 1.000 mudas de árvores de espécies como Ipês branco, amarelo e roxo, Extremosa, Manacá da Serra, Quaresmeira e Pata de Vaca em escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, além de unidades de saúde e nas ruas centrais da cidade.

A responsável pelo programa de Educação Ambiental no município, Cleci dos Santos, salienta que o sucesso do programa já pode ser percebido pelo cuidado com que as pessoas estão tendo com as mudas localizadas em suas ruas. “Há alguns dias passei por uma rua e percebi que um senhor estava regando as mudas e voltei para conversar com ele e percebi o quanto as pessoas estão sensibilizadas com isso”.

Cleci destaca ainda que nas escolas a aceitação tem sido grande por parte dos professores, direção e principalmente através dos alunos, que ao plantar se sentem parte do processo e passam a cuidar das árvores como se fossem suas.

Além do plantio das mudas de árvores, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou o projeto de arborização na Escola Municipal de Educação Básica Janete Cassol, no bairro Leandro, inaugurada no final do ano de 2020.

O plantio está seguindo o Código de Arborização, com plantas menores e de fácil manejo para não comprometer a fiação elétrica, nem o comércio, nas ruas centrais.