Prefeito de Xanxerê recebe Plano Municipal de Turismo de Xanxerê

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (04) a entrega oficial do Plano do Municipal de Turismo ao prefeito de Xanxerê Oscar Martarello e ao vice-prefeito Adenilso Biasus. Construído em 2020 de forma coletiva por 10 municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), o documento, que contou com a assessoria e orientação do Senac, deverá em breve ser encaminhado à Câmara de Vereadores de Xanxerê para tornar-se lei municipal.

O Plano Municipal de Turismo, conforme explica a diretora de Turismo de Xanxerê, Elisiane Silveira, é uma política pública fundamental para tornar a gestão mais assertiva em suas ações. Além disso, a participação coletiva de municípios da região da AMAI integrou ainda mais todo trade turístico, fortalecendo o desenvolvimento do destino de forma regionalizada. “Agradeço todos os participantes que contribuíram com suas ideias, que deixaram sua marca nesse documento, em especial a minha colega Arlete e ao presidente do Conselho Municipal de Turismo Bruno Poyer que me auxiliaram na condução dos trabalhos”, enfatizou Elisiane.

Nas próximas semanas algumas metas do plano já começam a ser concretizadas, como o curso de qualificação para garçons e frentistas de postos de gasolina e a capacitação de artesãos para o desenvolvimento da marca turística cultural de Xanxerê.

A turismóloga do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Audrey Rembowski, acompanhada da Diretora do Senac Cledir Orlandi Naime, frisou a importância do Inventário Turístico, e de ações que precisam ser realizadas para constante atualização do mesmo, além da execução de ações de acordo com cronograma e outros tópicos referentes ao tema. A turismóloga elogiou a equipe que conduziu a construção do plano: “foi um dos melhores inventários que encontrei no Estado e isso se deve a capacidade técnica da equipe do município”, frisou a técnica.

“Essa parceria entre o Senac e a Prefeitura, vai ajudar a desenvolvermos a matriz econômica do turismo em Xanxerê, com um olhar mais técnico e com informações confiáveis. Estamos felizes em receber o documento não apenas para torná-lo lei, mas para orientação da equipe, fiscalização de ações e foco. Sabemos que boa parte da arrecadação turística municipal vem do comércio, negócios e serviços. Somos referência na região da AMAI, polo de compras, saúde e industrial. Precisamos atrair pessoas para Xanxerê, trazer dinheiro novo e essa movimentação. chama-se turismo. Seremos parceiros dos empresários locais”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus.

“Acompanhei a construção do Plano Municipal de Turismo sempre que pude, a pandemia nos atrapalhou bastante e vejo alguns colegas empresários ainda duvidando que existe turismo em Xanxerê. Alguns me perguntam: que turismo tem aqui? Hoje mesmo nosso restaurante estava cheio de rostos diferentes, pessoas que com certeza eram de fora e é sobre isso que estamos falando. Acho muito importante esse plano para analisarmos os melhores caminhos para desenvolver atividades turísticas em nossa cidade e principalmente em roteiros de cicloturismo”, reforçou o empresário do setor de gastronomia, Cristian Conterato.

O prefeito Oscar Martarello ressaltou que uma das metas da administração municipal é cuidar das pessoas. “A saúde neste momento é prioridade, mas precisamos reforçar muito a atração de investimentos e a geração de emprego. Através do turismo sabemos que não só recebemos visitantes e investimentos, mas percebemos benefícios para o crescimento pessoal da comunidade, ofertando diversas capacitações. Queremos conhecer as vocações dos xanxerenses, sejam pequenos ou grandes empresários, empregados ou autônomos, com a valorização, de nossas potencialidades, sejam pessoais, de natureza, das paisagens ou mesmo do setor da indústria e comércio temos certeza que estamos contribuindo muito com o PIB turístico de Santa Catarina”, concluiu o prefeito.