Biblioteca municipal recebe novos livros e amplia horário de atendimento

O prefeito Bruno Bortoluzzi e a diretora de cultura Magda Vicini anunciaram na manhã desta segunda – feira, (04/05), em entrevista coletiva na Biblioteca municipal Caldas Júnior, as mudanças a serem realizadas no local. De acordo com Magda Vicini, além da aquisição de novos livros a idéia é aumentar o número de visitantes da biblioteca, que agora tem novo horário de atendimento ao público. Ficará aberta durante a semana, das oito da manhã às sete horas da noite e aos sábados das oito da manhã ao meio dia.

“A intenção é fazer com que a biblioteca tenha um acesso maior de visitantes e retiradas de livros, além do acesso a Internet, que estamos disponibilizando para que o público faça pesquisa in loco”, ressaltou a diretora emendando que foram adquiridos 114 novos livros, cerca de 60 títulos. “São livros de literatura brasileira  e também alguns que são exigidos aos jovens que vão prestar vestibular”, explicou.

A biblioteca também firmou uma parceria com o Sesc da cidade para implantar o cinema no local, com a exibição de filmes uma vez por semana a estudantes. Outro projeto que deve ser desenvolvido é o lançamento de livros na biblioteca. De acordo com Magda Vicini, em breve o autor Décio Marquetti vai lançar seu livro sobre a história de Xanxerê. “Vamos dar esta oportunidade a diversos escritores para que eles possam fazer o lançamento de seus livros aqui na biblioteca. Uma forma de incentivar os autores e os leitores do município e região”, explicou.

Segundo o prefeito Bruno Bortoluzzi, essas pequenas mudanças são fundamentais para aproximar à população a cultura. ” Com este novo horário de funcionamento, por exemplo, as pessoas que trabalham no horário comercial vão ter oportunidade de freqüentar este espaço após as seis da tarde, um espaço que é de todos nós”,  ressaltou o prefeito.

A biblioteca municipal atualmente tem cerca de nove mil livros a disposição do público. A médica mensal de retirada de livros é em torno de duas mil. Número que a diretora de cultura espera ser muito maior a partir de agora.

Serviço – A partir dos dez anos de idade qualquer pessoa de Xanxerê e região pode adquirir a carteirinha na biblioteca para fazer a retirada de livros, que é totalmente gratuita. Os menores dessa idade devem ir acompanhado dos pais.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.