Alta taxa de transmissibilidade da COVID-19 preocupa município de Xanxerê

Novembro vem apresentando a maior crescente nos casos de coronavírus no município de Xanxerê desde o mês de maio. A região de Xanxerê está pela terceira semana consecutiva no nível gravíssimo da matriz de risco do Governo do Estado. Além dos casos ativos de COVID-19, a alta taxa de ocupação hospitalar no Hospital Regional São Paulo também preocupa.

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, fez uma explanação durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (27) destacando que os números não preocupam apenas Xanxerê, mas a região de Xanxerê vem apresentando um processo de retomada da COVID-19 muito complexo no mês de novembro, com uma média de ocupação hospitalar de mais de 80% da capacidade da UTI ao longo do mês de novembro. “Esses números demonstram e fazem com que acenda um sinal de alerta em Xanxerê e região em função dos casos ativos e ocupação dos leitos”.

O prefeito Avelino Menegolla disse que os dados são preocupantes em razão do alto índice de transmissibilidade da doença no município. “A cada 10 pessoas que buscam atendimento junto ao Centro de Atendimento ao Coronavírus, 08 testam positivo para COVID-19. Por isso pedimos que a população fique atenta aos sintomas e que se cuidem ao máximo”.

A Secretária Municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, destacou que a situação no município é preocupante, com um aumento significativo no Centro de Atendimento ao Coronavírus. “Só para vocês terem uma ideia, na última segunda mais de 150 pessoas buscaram atendimento junto ao Centro de Atendimento ao Coronavírus, o que nos deixa muito preocupados, pois a situação do hospital é crítica, com pacientes internados em estado muito grave”.

O Procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot, destaca que não serão adotadas novas medidas de enfrentamento uma vez que permanecem vigentes as portarias da Secretaria de Estado da Saúde e decretos municipais.

RESTRIÇÕES E ATIVIDADES LIBERADAS CONFORME O NÍVEL GRAVÍSSIMO

– Cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como eventos, shows e espetáculos estão suspensos.

– Aulas presenciais estão proibidas. Liberadas apenas atividades de reforço pedagógico.

– Hotéis, pousadas e albergues têm limite de 30% na capacidade.

– Academias de ginástica só podem funcionar com 30% da capacidade.

– Templos religiosos só podem funcionar com capacidade limitada a 30%.

– Proibida a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques e praças, com exceção da prática de esportes individuais.

– Eventos sociais como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados e festas infantis estão proibidos.

– Eventos controlados como palestras, seminários e conferências estão proibidos.

– Feiras e exposições estão proibidas.

– Parques aquáticos e complexos de águas termais estão proibidos de funcionar.

– Provas de roupas em lojas de vestuário estão liberadas.

– Jogos coletivos estão proibidos para o risco potencial gravíssimo.

– Bares, restaurantes, cafeterias, pizzarias, lanchonetes e confeitarias podem funcionar seguindo o protocolo sanitário específico da portaria nº 256/2020.

– Casas noturnas, boates, pubs, casas de show e afins estão proibidos de funcionar.

– Cursos livres devem seguir protocolo sanitário específico da portaria nº 352/2020.