Empossados os Conselheiros Tutelares para a gestão 2020-2024

Foram empossados na manhã desta sexta-feira (10) os conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2020-2024. A posse foi realizada pela Administração Municipal de Xanxerê por meio da Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Especial Eleitoral.

Foram empossados como Conselheiros Titulares Laís Bossini Ribeiro Bueno, Ivanir Antonia Parizotto, Débora Pereira de Camargo de Linhares, Adir Baggio e Cleci Salete de Souza. Na mesma oportunidade foi feita a entrega do certificado de diplomação dos Conselheiros Tutelares suplentes Daneclis de Fatima Godoi Rosa e Edinilson Marció. Os conselheiros João Reinaldo Bassoto, Jaqueline Alves de Mello Oliveira e Valdeci Antônio Canani não puderem estar presentes e justificaram a ausência junto ao CMDCA.

O promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, Marcionei Mendes, destacou que a eleição superou as expectativas de eleitores, o que demonstra a importância que tem o órgão do Conselho Tutelar perante a sociedade, por tratar dos direitos e garantias de prioridade absoluta da Criança e do Adolescente. “É importante destacar, para os que estão assumindo, que essa valorização do conselho começa de dentro pra fora e não o contrário, a qual só vai existir pela efetividade da prática das atribuições dos conselhos tutelares, demostrando que o trabalho é bem feito, bem realizado e que tem uma importância dentro da sociedade”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciane Bandeira, destacou que os conselheiros precisam ter conhecimento, responsabilidade, capacitação e amor, “porque vocês verão muita coisa e terão que tomar decisões que muitas vezes será difícil, mas que terão que ser tomadas para garantir e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes”.

O prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, parabenizou os conselheiros empossados e disse que a expectativa da população é grande em relação ao trabalho que será prestado de hoje em diante. “Vocês irão lidar com crianças e adolescentes e isso, muitas vezes, não será fácil, mas é preciso ter amor, boa vontade e dedicação para poder zelar por todos da melhor maneira possível”.

Estiveram presentes na solenidade de posse o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciane Bandeira, o promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, Marcionei Mendes, a presidente da Comissão Especial Eleitoral, Giovana Zandoná, o procurador-geral do município, Fernando Dal Zot, a Controladora Interna do município, Andreza Gallas, e a assessora parlamentar Heloisa Bongiovani, representando o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Arnaldo Lovatel.