Centro de Formação Artesanal de Xanxerê usa o milho como matéria prima

Na última sexta-feira (11) foi realizado, no Centro de Formação Artesanal, o encerramento do curso de artesanato utilizando como matéria prima o milho.

O curso foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Diretoria Municipal de Cultura, pioneira na utilização do milho, que teve em torno de 15 alunas, selecionadas pelo critério de já desenvolverem alguma atividade com o milho. Essa escolha levou em conta que não são todas as artesãs que gostam ou que sabem trabalhar com esse produto.

Durante o curso, que teve duração de quatro meses, foram elaboradas várias peças de artesanato, mas o foco principal foi a criação de acessórios femininos como pulseiras, colares, bolsas, relicários e sandálias enfeitadas, material que foi aproveitado para abrilhantar o desfile das Soberanas da Femi 2010.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, “foi importante esse trabalho de resgate da nossa identidade, até porque temos uma festa que é reconhecida em todo o Estado, que é a Festa do Milho. Foram desenvolvidos produtos basicamente para o uso feminino a partir da palha, do grão e até do sabugo do milho. Nós tivemos que selecionar o grupo de artesãs que foram convidadas a participar, que precisavam ter alguma habilidade com a palha de milho. As instrutoras, a Elisa Iopi e a Silvia Baggio, fizeram um trabalho muito bom, utilizando muita criatividade com o material”.

Ainda segundo a Secretária Neuza Moscon, existe uma proposta para desenvolver outros produtos que deverão ser expostos na FEMI 2010, fazendo o resgate do trabalho com o milho, também como artesanato.

Durante o encerramento do curso foram servidos alguns pratos feitos a base de milho, mantendo o foco na utilização do cereal.