Vigilâncias em Saúde reforçam alerta após confirmação de paciente com dengue em Xanxerê

Comunidade deve manter os cuidados básicos para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A Vigilância Epidemiológica e Entomológica da Secretaria Municipal de Saúde receberam, nesta terça-feira (19), o resultado reagente (positivo) referente ao exame de um homem, de 34 anos, morador de Xanxerê e que esteve durante 20 dias em viagem, no mês de  janeiro a Minas Gerais, onde apresentou os principais sintomas da dengue. Ele foi atendido pelo Pronto Atendimento Municipal, quando retornou a Xanxerê, onde realizou todo protocolo com atendimento, notificação e medicação necessária.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Franscimara Zago Pegoraro, o paciente apresentou os sintomas no dia 29 de janeiro, quando estava em Minas Gerais e, ao retornar ao município, buscou atendimento.

– Ele esteve no Pronto Atendimento Municipal dia 31, que identificou os sintomas, já que ele apresentava manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, formigamento nas mãos e dor no fundo dos olhos. Com isso, ele foi orientado a se cuidar usando repelente, além de se manter em repouso, não saindo de casa sob o risco de transmissão. Ele atendeu às recomendações e, hoje já está bem e de volta a sua rotina, sem risco para a comunidade em geral – explica.

Ação do Programa de Combate a Dengue

Ao receber notificação, de acordo com a coordenadora da Vigilância Entomológica, Marcia Puccini Vieira, que desenvolve o Programa de Combate a Dengue, foi iniciado o protocolo de Bloqueio de Transmissão (BT), que consiste em visita técnica ao local, com as agentes epidemiológicas, traçando um raio de 50 metros da residência do paciente, com vistorias em todos os imóveis e orientações aos moradores. A Gerência Regional de Saúde do governo de Santa Catarina também atua neste caso em apoio com o município. De acordo com a bióloga Elizandra Schoenardie, é importante ressaltar neste momento que a população fique atenta aos sintomas da doença, não somente a dengue, mas a chikungunya e zika vírus, que consistem no aparecimento de febre, dor de cabeça, dores no fundo dos olhos e em todo corpo e articular, além das manchas avermelhadas.

– O paciente, com estes sintomas, devem imediatamente procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, onde os profissionais farão atendimento conforme protocolo e, em caso de suspeita as Vigilâncias em Saúde do município e Estado iniciam também os trabalhos – finaliza.