CEMEI Lídia Bortoluzzi incentiva as crianças às experiências investigativas

Com o objetivo de organizar experiências investigativas na Educação Infantil, o CEMEI Lídia Bortoluzzi organizou na última semana um laboratório no espaço externo. O projeto foi oportunizado para todas as faixas etárias do CEMEI e organizado em colaboração por toda a equipe.

A organização do laboratório vem ao encontro dos objetivos propostos no Currículo Municipal da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê no que diz respeito à organização de possibilidades de interação e investigação na Educação Infantil. O tema abordado nesta semana era relacionado às cores. Dessa forma, as crianças, por meio do laboratório externo, conseguiram acompanhar a mistura, a tonalidade e a imersão das cores.

“As experiências investigativas na Educação Infantil desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, na medida que os tornam protagonistas do processo. É importante oferecer espaço para que as crianças possam expor suas ideias, perguntas, fazer comparações ou mesmo observações”, destaca a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Fabiana Mascarello.

A secretária Vera Lúcia Corrêa ressalta que as Novas Políticas para a Educação Infantil exigem dos professores desta faixa etária uma nova postura com relação ao processo Ensino Aprendizagem. “Esta forma de condução do processo demonstra o engajamento dos mesmos em garantir o desenvolvimento integral das nossas crianças.”