Museu do Milho participa da 10ª Semana Nacional de Museus

Será realizada na próxima segunda-feira (14) a abertura da 10ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio. A solenidade acontece às 10 horas, no Museu Municipal do Milho, localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê.

Como parte de um mundo em movimento acelerado, marcado pela desconstrução das noções tradicionais de tempo e espaço e no qual, identidades locais e globais se relacionam em complementaridade, os museus assumem um papel ainda mais estratégico e desafiador. Museus acessam no presente a memória do passado e, a partir daí, promovem perspectivas de futuro.

Por isso, em 2012, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) convida os museus brasileiros a comemorarem a 10ª edição da Semana Nacional de Museus com o tema “Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações”.

CULTURA DO MILHO

De acordo com a Diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, o Museu Municipal do Milho apresenta a exposição “Cultura do Milho: passado e perspectivas futuras”, que pretende promover um olhar para o passado, a partir da exposição do acervo do Museu do Milho, que possui algumas tecnologias de cultivo do milho do final do século XIX e XX: plantadeiras (saraquás), colheitadeiras, debulhadeiras e moedeiras de milho, valorizando as práticas do passado e mostrando-as às gerações atuais; bem como promover uma reflexão sobre a importância da cultura do milho na atualidade e as possibilidades culturais e econômicas desta cultura.

Durante a Semana Nacional de Museus, o Museu do Milho ficará aberto das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, inclusive no sábado e domingo.