Prefeitura de Xanxerê lança vídeo com potencial e marca turística do município

Mais de 250 pessoas compareceram na noite desta segunda-feira (07) na sede do Sicoob Credimoc para prestigiar o evento “Oeste Integra”, promovido pela Prefeitura de Xanxerê e Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste. Na oportunidade foi feito o lançamento do vídeo “Visite Xanxerê” e da marca turística cultural, apresentação dos Carreiros do Grande Oeste e palestra com o presidente de honra da Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo), Angelo Sanches, que abordou o tema “Como alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico através das parcerias público privadas”.

A região turística do Grande Oeste foi devidamente institucionalizada no ano de 2019, como associação de direito privado sem fins lucrativos e denominada Associação Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste).

O Conturoeste mantém-se alinhado às políticas de regionalização turística estadual e federal, contando com 19 municípios associados, além de 10 sócios colaboradores e mais de 37 sócios mantenedores privados.

O evento contou com a presença do prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, e do vice-prefeito Adenilso Biasus, do presidente da AMAI, Marcio Grosbelli, da vice-presidente da Instância de Governança de Turismo Regional Grande Oeste, Cristiane Honorato Fonseca, da secretária de Desenvolvimento Econômico de Xanxerê, Elisiane Silveira, além de prefeitos, vice-prefeitos e demais lideranças de Xanxerê e região.

O presidente da AMAI, Marcio Grosbelli, destacou a importância do turismo nos municípios da região da AMAI e da região Oeste “e a possibilidade de explorar cada vez mais nossos potenciais, trazendo uma nova fonte de renda, movimentando o comércio, valorizando cada vez mais o empreendedorismo. É de extrema importância trabalharmos com o turismo de forma integrada em nossos municípios”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Xanxerê, Elisiane Silveira, salientou que o município, junto com a iniciativa privada, faz acontecer. “Muitos empresários estão acreditando e investindo no turismo no Grande Oeste, o que demonstra que acreditam no turismo como uma atividade econômica que pode ser desenvolvida nos municípios da nossa região”.

Por muito tempo a região Oeste ficou um pouco esquecida, por diversas razões. Mas felizmente as coisas já começaram a mudar, graças à união e ao trabalho que vem sendo feito entre as associações, entidades, poder público e iniciativa privada. O turismo nos proporciona muito retorno financeiro, por isso cada um deve fazer a sua parte e mostrar nossas belezas e a força de nossa região”, finalizou o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello.