Prefeitura de Xanxerê inaugura Centro de Formação Artesanal

O prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, esteve presente. na tarde desta sexta – feira, (03/04),  na inauguração do Centro de Formação do Artesão, localizado a rua José de Miranda Ramos nº 159, esquina com a  Rui Barbosa. Na oportunidade, o prefeito ressaltou que a qualidade dos trabalhos produzidos pelos artesãos começou a chamar atenção, antes mesmo da casa ser inaugurada, apenas pelo convite que foi distribuído. Segundo ele os alunos vão transformar em breve a Casa num grande centro de referência do artesanato não só da região, mas de todo estado.

“Este local era mais uma promessa do nosso governo, que hoje se torna realidade e vai ajudar com certeza muitas mães que hoje precisam colaborar com uma renda extra em casa. Este trabalho manual é uma forma também de valorizarmos o que temos aqui na nossa cidade, agregando valor aos nossos produtos e desenvolvendo de certa maneira o turismo local, já que este espaço é bem localizado e de fácil acesso a população,” disse o prefeito.

O Centro de Formação Artesanal é uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Social e tem como objetivo capacitar as pessoas, por meio de novas técnicas artesanais. De acordo com Neusa Moscon Suzana, secretaria do Desenvolvimento Social, o Centro deve atender Clubes de mães, Associação de moradores, famílias beneficiárias do Bolsa família e em atendimento no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e adolescentes e artesãos da cidade.

“As aulas devem, além de capacitar, agregar valor na vida das pessoas, valor sócio cultural, pois a cultura também se expressa pelo artesanato e valor social, porque novas relações se estabelecem nos cursos e na comercialização desses produtos”, explicou a secretaria.  De acordo com Cladir Colvero, coordenadora do centro, as turmas serão formadas a partir desta segunda – feira e todas as aulas serão gratuitas e diárias com turmas no período da manhã e a tarde. “Todo material será oferecido para aprendizagem dos alunos e a peça que eles confeccionarem aqui eles levarão para casa”, finalizou Cladir.

Ana Elise Zogheib – Assesora de Imprensa