Uso responsável da internet e redes sociais é tema de palestra com alunos da EMEB Janete Cassol

Com o intuito de informar e conscientizar os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Janete Cassol e promover a cidadania, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Procuradoria Geral do Município Xanxerê, promoveu no último dia 16 uma palestra com o Procurador Geral, Fernando Dal Zot, sobre o uso responsável da internet e mídias sociais no dia a dia dos adolescentes. Na conversa foram discutidas as principais violações cometidas nas redes sociais e as implicações na vida dos adolescentes e familiares.

A Diretora da Escola, Fernanda Laviniki, destacou a importância do encontro tanto para a segurança dos adolescentes quanto para as suas relações sociais, afinal é na adolescência que se estabelece uma rede de contatos para a vida futura, tanto social como profissional.

Para o Procurador Geral, Fernando Dal Zot, a conversa com os alunos foi muito positiva. Foram levantados os riscos da internet e das redes sociais e apresentadas as condutas criminosas que comumente acontecem nesses espaços. Além disso, foi um momento de reflexão sobre a importância de equilibrarmos o uso da internet com outras formas de interação social de forma presencial, importantíssimas para o desenvolvimento humano.

A palestra faz parte de um projeto da Secretaria de Educação e Procuradoria Geral do Município de Xanxerê que visa levar cidadania às escolas, falando de direitos e deveres por meio de uma linguagem acessível aos alunos. Na sequência do projeto serão iniciadas palestras com alunos do 5º ano da rede municipal de ensino.

“Nesta sociedade totalmente informatizada é de fundamental importância que a escola, enquanto formadora de conhecimento, cumpra seu papel de informar e orientar os alunos quanto ao uso impróprio da internet e das mídias sociais. Portanto, esta parceria com o Procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot, é fundamental, tendo em vista a abordagem feita por ele durante as palestras e a possibilidade dos alunos em tirar suas dúvidas e usar as mídias com responsabilidade”, finaliza a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa.