Museu do Milho participa da 5ª Primavera Nacional dos Museus

O Museu do Milho de Xanxerê vai participar da “5ª Primavera Nacional dos Museus”. A primeira exposição a ser inaugurada na Primavera dos Museus chama-se “Amor à moda antiga”. A exposição será aberta na próxima segunda-feira (12), às 10 horas, e ficará no Hall da Prefeitura de Xanxerê.

A exposição tem como mote central a história dos casamentos de 1900 a 1970, de sujeitos que fixaram residência na região, a maioria dos casamentos realizados no Rio Grande do Sul. Casais que migraram de lá para a região Oeste de Santa Catarina. Ela faz parte do acervo do CEOM (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina) da Unochapecó, que promove a itinerância desta exposição na região Oeste.

A segunda exposição a ser realizada tem como tema “Mulheres, Museus e Memória”. A exposição será aberta no dia 19 de setembro, no Museu do Milho.

IMPORTÂNCIA DO MUSEU DO MILHO

Desde a abertura diária do Museu Municipal do Milho, que atende das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, Magda relata que 615 pessoas já estiveram visitando o Museu. Isso significa uma visita mensal de aproximadamente 154 pessoas, em quase quatro meses de funcionamento. Para Magda, essa é uma resposta da população de que a cultura é uma necessidade básica, que está sendo atendida pelo Prefeito Bruno Bortoluzzi: “Nosso Museu pode ser considerado um dos museus que realmente expressa a cultura e história de nossos habitantes”.

Os vídeos “Processo de Moagem do Milho” e “Acervo do Museu do Milho”, produzidos para a Semana Nacional dos Museus, que ocorreu em maio/2011, foi escolhido pela Fundação Catarinense de Cultura para fazer a abertura do III Fórum Estadual de Museus, que acontece de 24 a 26 de outubro ano em Chapecó.

ACERVO DO MUSEU

A atendente do museu Erenita Isotton, participou recentemente de curso sobre conservação de acervos, organizado pela Fundação Catarinense de Cultura, e vai começar a adequar as peças do Museu do Milho às normas corretas de manutenção e conservação das mesmas. Também participou do curso, a funcionária e voluntária do Museu, Márcia Galvagni, que, juntamente com a Diretora de Cultura Magda Vicini, irá organizar o regulamento e estatuto do Museu, conforme direciona o Estatuto Nacional dos Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).