Prefeitura de Xanxerê deflagra campanha contra o Câncer de Colo de Útero

A prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste sábado (28), uma campanha de prevenção contra o Câncer de Colo de Útero. As unidades básicas de saúde Hélio dos Anjos Ortiz e Castelo Branco permaneceram abertas, no período das 8 às 12 horas, para receber mulheres que tiveram o exame previamente agendado.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, Iara Callfass, esta ação foi realizada para atender àquelas mulheres que trabalham durante a semana e não podem fazer o exame no horário normal de atendimento das unidades de saúde. “Todas as unidades estão aptas para realizar a coleta durante a semana. Entretanto, foco de hoje é atender àquelas mulheres que trabalham fora. Nós trabalhamos com uma agenda prévia, onde as próprias agentes comunitárias de saúde já haviam procurado essas mulheres durante dois meses”, relata a secretária.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, a campanha continuará até o final do ano e a meta é que a cada sábado uma unidade permaneça aberta para realizar os exames. “Hoje foram estes dois postos, posteriormente vamos fazer em outras unidades de saúde e até o final do ano vamos atender a todos os bairros. Assim, qualquer anormalidade que seja encontrada já será comunicada a paciente e encaminhada para o tratamento. Existe uma expectativa brasileira para 2010 estimando que a cada 100 mil mulheres, 18 terão câncer de colo de útero. É um índice que sugere um foco na prevenção, aliás, essa é a diretriz do SUS”, destaca Iara.

A coordenadora do trabalho na Unidade Helio dos Anjos Ortiz, a enfermeira Marileia de Lima Cordova, informou que não houve uma predominância de idade nas mulheres examinadas. “É uma faixa etária bastante diversificada, desde a mulher que nunca colheu o exame até aquela que mantém o exame em dia. Tivemos um caso de uma senhora de 62 anos que achava que não era necessário, mas como foi realizado um trabalho de divulgação desde antes do mês de agosto, hoje ela veio fazer o exame pela primeira vez”, informou a coordenadora.

No total foram coletados 91 exames, sendo 70 na Unidade de Saúde Helio dos Anjos Ortiz e 21 no Castelo Branco.