Dez jovens concluem curso de panificação através do Programa Pão da Vida

Dez jovens que participaram ao longo dos últimos meses do Programa Pão da Vida concluíram na noite desta quinta-feira (16) a capacitação com a realização da solenidade de formatura, oportunizando uma fonte de renda e profissão. A solenidade de formatura foi realizada pela Secretaria de Assistência Social no auditório da Prefeitura de Xanxerê.

O Programa Pão da Vida, mantido pela Secretaria de Assistência Social de Xanxerê, visa ofertar ao público jovem a formação profissional qualificada, permitindo acesso ao trabalho e renda, resgatando a cidadania e promovendo a autonomia dos jovens e suas famílias, prevenindo de situações de risco pessoal e social contribuindo para a ampliação da capacidade produtiva das famílias dos jovens atendidos. A produção de pães subsidia os programas e serviços da Secretaria de Assistência Social.

Os jovens participaram do programa durante oito meses nos quais tiveram oficinas de panificação, com a produção de pães, massas, bolos, bolachas, e oficinas socioeducativas. O programa dispõe de 20 vagas anualmente para jovens de 16 a 18 anos.

Estiveram presentes na solenidade de formatura o prefeito Oscar Martarello, a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Contini, a diretora do Senac Xanxerê, Cledir Orlandi Naime, a coordenadora de Proteção Básica, Luciane Bandeira, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sidnei Mesnerovicz, e o vereador Vilmar do Som.

A diretora do Senac Xanxerê, Cledir Orlandi Naime, enalteceu a capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, parabenizou os jovens e disse aos jovens que “quando se faz parte de um momento vitorioso como o de hoje é motivo de gratidão e representa o verdadeiro espírito do Natal, que pode ser todos os dias, quando temos a oportunidade de fazer e tocar a alma de alguém”.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Contini, parabenizou a equipe do Programa Pão da Vida por repassar o aprendizado aos jovens, enfatizando que o objetivo é capacitar para que os mesmos possam, por conta própria depois do curso, seguir a sua caminhada. “Os pais podem sentir orgulho de seus filhos, porque eles foram maravilhosos ao longo desses oito meses de capacitação, se empenharam muito para chegar até aqui. Estou muito orgulhosa e emocionada em ver que hoje vocês podem sair daqui e seguir em frente com todo o conhecimento adquirido. Este é o primeiro passo de muitos que virão, nunca desistam”, foi a mensagem que a secretária deixou aos jovens.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sidnei Mesnerovicz, disse que ao ver os jovens se formando lembrou da sua época de adolescente, onde sempre foi em busca de cursos de capacitação para poder hoje estar onde está, olhando pelas pessoas que mais precisam enquanto vereador.

O prefeito Oscar Martarello disse estar muito feliz por ver esses jovens profissionais que desde cedo estão em busca de capacitação. “Não tem como eu não lembrar da minha adolescência, de quando eu saí de casa em busca de uma vida melhor. Vocês terão inúmeras provações e escolhas a fazer ao longo da vida de vocês e a escolha pelo bem ou pelo mal é unicamente de vocês, com todas as consequências que cada escolha terá. Que vocês possam refletir o quanto a escolha pelo bem fará a diferença em se tornar homens e mulheres de bem, grandes líderes e terem famílias felizes. Desejo muito sucesso a todos”.

Após a solenidade de formatura, foi oferecido um coquetel aos presentes com diversos salgados e doces preparados pelos formandos.

FORMANDOS

Os jovens que participaram do Programa Pão da Vida e receberam certificado foram: Carla Cristina Santos, Eloisy Roberta de Linhares, Graciele Padilha, Jadson Ruan Rodrigues, Kaue da Luz, Lais Muller de Moura, Lucas Veiga Gonçalves, Luiz Felipe de Melo, Renan Felipe Costa e Vinicius Otavio Comelli.