Prefeitura de Xanxerê e SDR anunciam continuidade das obras da Hacker e Unibom

Foi anunciada na manhã desta quarta-feira (06) a retomada das obras de pavimentação asfáltica da Metalúrgica Hacker, na Linha São Lourenço, e do Frigorífico Unibom, na Linha Pesqueiro do Meio.

De acordo com o que foi anunciado na reunião desta manhã, as obras devem iniciar na próxima semana pela Terramax Construções e Obras Ltda, de Chapecó, responsável pela pavimentação do acesso à Metalúrgica Hacker, e pela Arcol Engenharia Ltda, de Lajeado (RS), responsável pela pavimentação do Frigorífico Unibom.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Carlos Augustinho Colatto, destacou que a secretaria não mediu esforços para lutar pelo repasse dos recursos para o reinício das obras. A descentralização do dinheiro foi confirmada pelo secretário. Segundo ele, o dinheiro já estava descentralizado para o repasse às empresas ainda na terça-feira (05). “Possivelmente pelo tempo que as obras ficaram paradas, as empresas terão que solicitar um aditivo de valor”, disse Colatto.

IMPORTÂNCIA DAS OBRAS

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi disse estar feliz pelo recomeço das obras, que são de extrema importância para o município. “Houve sim um atraso, mas isso é normal em obras públicas. Mas o brilhantismo dessa obra não vai ser manchado em função desse atraso. E os empresários sabem que a obra será concluída”, enfatizou.

Bortoluzzi ressaltou que é preciso agradecer ao Governador Raimundo Colombo pelo empenho em dar continuidade às obras, “e ele vem fazendo isso com muita sabedoria”.

Sobre o acesso ao Frigorífico Unibom, o valor do convênio é de R$ 1.500.000,00, com contrapartida de R$ 500.000,00, mas o valor real do contrato é de R$ 1.603.919,02, sendo R$ 1.202.939,27 do Governo do Estado e R$ 400.979,76 de contrapartida da Prefeitura de Xanxerê.

Em relação ao acesso à Metalúrgica Hacker, o valor total do convênio firmado com o Governo do Estado foi de R$ 1.850.000,00, com contrapartida de R$ 616.666,67, mas o valor do contrato é de R$ 1.946.947,68, sendo R$ 1.460.210,76 do Governo do Estado e R$ 486.736,92 de contrapartida da Prefeitura de Xanxerê.

“Do valor investido, cerca de R$ 1 milhão sairá dos cofres públicos através dos recursos do IPTU, arrecadados do contribuinte, da economia que toda equipe faz e que será investido nestas duas obras e que vão refletir em benefícios na nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Além do prefeito e do secretário da SDR, participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Rafael Gasparini, os vereadores Fabiano Radin, Pastor Ivo de Borba, Ivan Marques, o diretor geral da SDR, Dionísio Kohl, os representantes das empresas que executam as obras, secretários municipais e imprensa.