Ruas de Xanxerê começam a receber lombadas físicas

As ruas de Xanxerê começaram a receber na tarde desta quinta-feira (07) a colocação das lombadas físicas. A empresa vencedora da licitação, Concisa Pavimentação e Terraplanagem Ltda, de Chapecó, deve terminar a colocação nesta sexta-feira (08).

O assessor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Xanxerê, Ivan Durand Jr, destaca que os locais onde serão colocadas as lombadas físicas foram sinalizados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, e as placas já foram instaladas com cerca de duas semanas de antecedência.

O valor investido pela administração municipal é de aproximadamente R$ 20 mil. A pintura sobre as lombadas só poderá ser feita cinco dias após a colocação das mesmas, para que a tinta possa aderir de forma adequada.

O assessor reforça ainda que neste período é preciso maior atenção por parte dos motoristas, apesar das placas de sinalização já terem sido colocadas com antecedência. “Colocamos as placas sinalizando 30 e/ou 50 metros de distância da lombada, além da placa indicativa de lombada, portanto, os locais estão bem sinalizados”, reforça Durand Jr.

Segundo ele, as lombadas são necessárias nestes pontos em função de ser próximos de escolas e creches, o que visa à segurança das crianças que freqüentam as unidades escolares, bem como para as famílias que residem nas proximidades.

Das 60 lombadas físicas que foram licitadas, 18 estão sendo colocadas neste primeiro momento, nas proximidades de creches e escolas. Estão recebendo lombadas físicas as ruas: Guanabara esquina com Levy Linhares; Maranhão esquina com Maximino Leopoldo Giordani; Araguaia esquina com Maranhão; Carlos Antoniolli esquina com Seara; Victor Konder esquina com João Colatto; Dosolino Cavagnolli esquina com Dolvino Cavagnolli; Antero dos Santos esquina com Beno Molmam; João da Cruz e Souza esquina com Oclides Pazinato; Tome de Souza esquina com Herminia Dalle Laste; Da Consolação esquina com Barão do Rio Branco; Monte Castelo esquina com Irmã Iracema Davi; Anibal Padilha; Maranhão esquina com João Wustro Sobrinho; Goitacases esquina com Guarani; Constante Stolaski esquina com Telvino Tozatti; Euclides Hack; e Maranhão.