Alunos da EMEB Janete Cassol vencem gincana de Educação Fiscal e Cidadania

Foi divulgado na manhã desta segunda-feira (28) o resultado do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania realizado pela Receita Federal, Unoesc, através do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unoesc Xanxerê, e Secretaria Municipal de Educação. A Escola Municipal de Educação Básica Janete Cassol foi a vencedora da Gincana de Educação Fiscal e recebeu como prêmio um lote de produtos apreendidos pela Receita Federal, que será entregue no mês de março de 2023.

A gincana, que vinha sendo realizada desde o mês de março de 2022, tinha como objetivos, a conscientização e organização social para o pagamento de tributos como um dos instrumentos do pleno exercício da cidadania, promover a consciência do retorno tributário por meio da percepção dos mecanismos de controle de gestão pública, bem como desenvolver ações de educação fiscal e cidadania e exercitar o espírito de liderança e motivação.

Jane Téo, coordenadora do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unoesc Xanxerê, salientou que a Unoesc tinha necessidade de estar perto das escolas e que o projeto possibilitou que o objetivo fosse atingido. “Tivemos uma participação bem expressiva das escolas e espero que possamos fazer mais eventos como esse com a participação das escolas”.

O diretor acadêmico da Unoesc Xanxerê e presidente do Conselho Municipal de Educação, Claudio Luiz Orço, enfatizou aos alunos durante a solenidade que, mesmo não sendo o vencedor da gincana, todos saíram ganhando com o projeto, porque puderam aprender e aproveitar a oportunidade de avançar ainda mais. “Estamos muito felizes enquanto Unoesc por poder contribuir com o desenvolvimento da educação do município”.

A secretária de Educação, Vera Lucia Correa, salientou a dedicação de todos os alunos ao longo do ano letivo no desenvolvimento da gincana, que será levado para a vida toda de cada um. “Quero parabenizar todos os alunos que focaram, se empenharam e realizaram as tarefas da gincana com eficiência”.

O prefeito Oscar Martarello disse aos alunos que o conhecimento é a maior vitória que o ser humano pode ter, e nesse quesito todos que participaram da gincana podem se considerar vencedores. “Cada um de vocês vai ser o que quiser na vida, dependendo única e exclusivamente de vocês, basta acreditar, estudar, se dedicar e não reclamar da vida”.