Secretaria de Desenvolvimento Social reúne entidades de Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social reuniu na tarde desta terça-feira (19), no auditório da prefeitura de Xanxerê, as entidades de Assistência Social do município com o objetivo de conhecer e reconhecer a rede socioassistencial fortalecendo, integrando e complementando serviços na lógica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi participou da abertura dos trabalhos, reforçando a importância do papel das entidades para o município. A secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, destacou que na reunião foram apresentadas as ações de Assistência Social do município, bem como foi feito um resgate do papel das entidades de Assistência Social ao longo dos anos.

Segundo ela, até 1940 eram as entidades que cuidavam exclusivamente dessa demanda assistencial. "Com a criação da LBA (Legião Brasileira de Assistência), o governo passou a assumir seu papel, sendo que, com a Constituição de 88 se reconhece a Assistência Social como política pública", enfatizou Neusa.

Hoje, conforme a secretária, as entidades passam por um processo de reordenamento das ações, com parcerias governamentais ou não, sem descumprir com o que a atual legislação prevê.

Na reunião desta tarde também foram discutidas as diretrizes da Campanha do Agasalho 2011. A secretária Neusa reforça que no dia 03 de maio será feita uma reunião para escolher uma coordenação entre as entidades para coordenar a Campanha do Agasalho 2011.