Cesex realizam grande final do Festival da Canção

A tarde desta quinta-feira, 11 de novembro, foi marcada por muita música e alegria para as crianças dos seis Centros Socioeducativos de Xanxerê – Cesex, que participaram da final do II Festival da Canção dos Cesex – FECACES, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no Centro Comunitário do bairro Tonial.

O Festival foi idealizado, em 2009, pelos monitores Neiva Fava e Antonio Winckler Neto, que realizaram o primeiro evento, ainda no ano passado. O evento tinha o objetivo de promover a integração das crianças e a inclusão social por meio da música.

Em 2010 o projeto foi reformulado e ganhou jeito e cara de Festival. Durante o ano aconteceram eliminatórias nos Cesex entre mais de 70 crianças, e o primeiro colocado de cada unidade participou na tarde desta quinta-feira da grande final. Seis apresentações de duplas ou solos animaram as crianças. Ao fim do evento, todos os participantes receberam medalhas de participação e presentes. Os três primeiros colocados também receberam troféus.

O evento contou com a presença de cinco jurados que avaliaram desenvoltura, afinação e ritmo.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, falou da importância deste tipo de evento para promover a socialização e inclusão das crianças. “A música é uma alternativa de inclusão social e uma forma de desenvolver a potencialidade da criança e do adolescente, além de promover a socialização entre os Cesex, sendo que o objetivo maior do Festival não é a competição, mas sim a participação” informou a secretária.

A classificação final ficou assim:

1º Lugar – Emanuel Chaves – Cesex Jovem Cidadão;

2º Lugar – Felipe de Almeida Rodrigues e Juliano Fernandes – Cesex de Olho no Futuro;

3º Lugar – Aline Rodrigues e Letícia Blak – Cesex Menina Flor;

4º Lugar – Maisa Correia de Araújo – Cesex Crescendo e Aprendendo;