Junta Militar de Xanxerê orienta jovens sobre alistamento militar

Os jovens que completam 18 anos neste ano têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. O prazo também é válido para os que necessitam regularizar sua situação junto a Junta Militar.

De acordo com a secretária da Junta Militar de Xanxerê, Silvana Quaglioto, para fazer o alistamento os jovens precisam apresentar comprovante de residência, duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou identidade e CPF (obrigatório). “Não há necessidade de fazer cópia dos documentos, pois não serão arquivados. Os jovens podem trazer os originais, já que os mesmos serão devolvidos”, destaca Silvana.

Silvana salienta ainda que é muito importante que os jovens compareçam para fazer o alistamento, uma vez que o Certificado de Alistamento está sendo exigido em muitos lugares, inclusive nas escolas. Além disso, por ser ano eleitoral, o certificado é uma das exigências do cartório.

A secretária da Junta Militar acrescenta que as empresas estão sendo orientadas a exigir o Certificado de Alistamento e também o Certificado de Dispensa. “Além disso, que deseja fazer uma viagem ao exterior não terá seu passaporte liberado pela Polícia Federal caso não tenha o certificado”, ressalta Silvana.

Segundo ela, em Xanxerê são alistados cerca de 450 jovens por ano e, por pertencerem a região da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani), todos são dispensados de servir. “É importante orientar os jovens para que não deixem para comparecer à Junta Militar de última hora”.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (49) 3441-8523.

 

Assessoria de Imprensa