Por determinação da ANVISA, antibióticos somente com receita médica que ficará retida na farmácia

INFORMATIVO

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária Municipal, vem por meio deste informar a população xanxerense a respeito da RDC N°44/2010, da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), que trata sobre o controle de medicamentos á base de substâncias classificadas como antimicrobianos (antibióticos) que passam a ser de uso sob prescrição médica.

A ANVISA tomou esta medida devido à ocorrência de vítimas fatais pela bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase), que surgiu de uma mutação por causa da resistência a muitos antibióticos.

Salientamos á população que a aquisição dos antibióticos só poderá ser efetuada mediante a apresentação e retenção da receita nas farmácias e drogarias, inclusive nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde, e deverá ter validade de dez dias a partir da data da prescrição do médico.

A obrigatoriedade desta determinação iniciará a partir do dia 28/11/2010.  A medida é necessária para reduzir o uso irracional de antimicrobianos e criar novos hábitos para que se evite a automedicação.