Prefeitura amplia atendimento a crianças nos CESEX

A Prefeitura Municipal de Xanxerê, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou o atendimento para crianças de cinco a sete anos, na modalidade de jornada ampliada, nos Centro Socioeducativos de Xanxerê – CESEX. A partir de 21 de junho, 80 crianças nessa faixa etária, são atendidas diariamente no contra turno escolar nos CESEX Jovem Cidadão, no bairro dos Esportes e no De Olho no Futuro, no bairro São Romero. Essas crianças saiam das creches aos cinco anos e não tinham como ser atendidas.

A partir de janeiro de 2010, o município efetuou o Termo de Aceite do cofinaciamento do Piso Básico de Transição – PBT, para prestação de serviços de atendimento para as crianças no contra turno escolar, na Proteção Social Básica, conforme Portaria 288/09.

Esse recurso era destinado ao custeio das creches até o final de 2008, quando a responsabilidade do serviço foi repassada para a educação, mas o valor continuou no Ministério do Desenvolvimento Social. A partir de 2009 foi realizada a pactuação desses valores com os municípios na área de assistência social, então o recurso passou a ser aplicado na proteção social básica, no atendimento de crianças de 0 a 6 anos, e idosos.

O recurso enviado pelo Ministério é destinado para a compra de material didático, alimentação e manutenção do espaço físico.

Desde que iniciou as matrículas para atendimento nos CESEX, foram formadas quatro turmas de vinte alunos, a partir dos critérios definidos pela Política Nacional de Assistência Social – PNAS.