CAPS realiza oficina de reaproveitamento de alimentos

A prefeitura de Xanxerê realiza no período de 02 de julho a 24 de setembro o projeto Reaproveitamento de Alimentos, em ação educativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicosocial – CAPS e da nutricionista da Secretaria de Saúde.

O projeto, que tem como público alvo os usuários e familiares de usuários do CAPS, tem por objetivoresgatar o cuidado com a alimentação, a cultura do não desperdício e receitas da culinária regional bem como desenvolver um programa de Educação Nutricional e Ambiental que estimule o aproveitamento máximo de materiais e o resgate da alimentação saudável por meio de oficinas educativas, aplicadas junto.

Dessa forma, pretende-se contribuir para a educação nutricional, estimulando a adoção de pequenos hábitos como determinantes para conduzir à alimentação saudável, tanto quanto para a minimização de resíduos,a através da redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais.

Christiane Arcari, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelo projeto acredita que dessa forma as pessoas serão sensibilizadas para melhorar a saúde e diminuir a geração de lixo. “Esperamos que esse projeto contribua para a sensibilização das participantes frente à diminuição de resíduos sólidos, além de ampliar a percepção de que saúde pessoal se relaciona com alimentação e meio ambiente, e estimular o interesse para a adoção de  práticas  alimentares  mais  saudáveis” afirma Christiane.

A oficina conta com a participação de no máximo 15 pessoas. Os encontros são realizados na cozinha do CAPS, toda sexta-feira das 14:00 as 16:00 horas. A Oficina terá duração de 03 meses.