Xanxerê descentraliza ações para o CRAS

A Secretaria do Desenvolvimento Social de Xanxerê comunica à toda a população que está descentralizando ações para o Centro de Assistência Social do município (CRAS). De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, o CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. O CRAS é destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e de atuação intersetorial para potencializar a proteção social.

Sendo assim, com o objetivo de  aproximar o atendimento da Assistência Social da sua população usuária,  a Secretaria do Desenvolvimento Social está transferindo ao CRAS, localizado no Bairro Sufiatti, a responsabilidade de concessão dos benefícios eventuais – que até então eram realizados na sede na Secretaria.

Os benefícios eventuais estão previstos no art. 22 da Lei nº. 8.742, de 07 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. Eles são benefícios da política de assistência social de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, como por exemplo: passagens, auxílios financeiros diversos, auxilio funeral, auxílio de alimentação através de cesta básica e fotos para documentos.
Os benefícios eventuais integram as garantias do SUAS, portanto os seus beneficiários também são potenciais usuários dos serviços socioassistenciais no município.

Uma das vantagem da descentralização é que os profissionais do CRAS conhecem a população usuária que reside na área de atuação de seu território (Bairros São Romero, Bela Vista Sufiatti e Monte Castelo), e a partir de agora a população desses bairros passa a ter o atendimento mais próximo de sua casa.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Desenvolvimento Social de Xanxerê pelo telefone (49)3433-6950.