Xanxerê participa da Semana Nacional de Museus

Inicia na próxima segunda-feira (16) a 9ª Semana Nacional de Museus. Até dia 22 de maio, cerca de mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todo país oferecerão programação especial ao público.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) em parceria com os museus brasileiros para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Neste ano, a Semana de Museus tem recorde de participações, com 994 museus e instituições culturais integrando a programação. Dessas, 356 instituições participam da Semana pela primeira vez.

Em Xanxerê, a abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (16), às 10 h oras, no Museu do Milho, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. Com o tema “Museu e Memória”, a proposta da Diretoria de Ações Culturais da Prefeitura de Xanxerê e a Comissão de Voluntários do Museu do Milho, propõem um olhar de reconhecimento sobre a importância do Museu do Milho como principal referência identitária de nossa cidade e região.

A Diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, destaca que, para despertar esse novo olhar, foram realizados dois documentários e a catalogação do acervo do museu em fotografia.

Esses dois documentários serão apresentados na segunda-feira, com a presença de autoridades, entidades e escolas.  Para mostrar a catalogação das fotos do acervo do Museu será realizada uma exposição de 20 fotografias na vitrine de Exposições da Biblioteca Caldas Júnior.

DOCUMENTÁRIOS

Além disso, a Prefeitura de Xanxerê fará distribuição gratuita dos DVDs de documentários a cada escola e universidade que visitar o Museu do Milho durante a Semana Nacional dos Museus, para suas bibliotecas e acervo de documentários.  O Museu vai permanecer aberto durante toda a Semana e as visitas poderão ser agendadas pelo telefone 34339571, com Anita. Os Documentários serão exibidos durante toda a Semana no Museu do Milho.

A programação que acontecerá no Museu do Milho de Xanxerê será documentada e enviada ao Sistema Brasileiro de Museus. As fotos e documentários também serão enviados para publicação na Revista Museália, do Instituto Brasileiro de Museus.