Assinado acordo coletivo entre Prefeitura e Sindicato

O prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi assinou na tarde desta quinta – feira, (30/04) no auditório da prefeitura o acordo coletivo com o sindicato dos servidores municipais.

“Este é o primeiro acordo entre os 25 municípios que o sindicato atua. Além de ser o primeiro, sem dúvidas nenhuma é o melhor acordo no sentido do conjunto de questões, e por serem reivindicações antigas da categoria. Uma vitória para os trabalhadores deste município”, ressaltou Vânia Barcellos, presidente do sindicato regional dos servidores municipais. Depois de assinado o projeto deve ser encaminhado a câmara de vereadores  para a sua aprovação.

Uma das principais conquistas foi o reajuste salarial de 6,5 por cento garantido a todos os servidores públicos. A reposição se baseia na defasagem do salário ocorrida nos últimos 12 meses. Além disso, outra questão importante acertada foi o projeto de lei para as monitoras de creches, que devem receber um aumento de vinte e cinto por cento.

Além de outros benefícios que serão concedidos como a ampliação da licença maternidade, que era de quatro e passa agora para seis meses e o salário base do professor, que foi reajustado para mil e oitenta e seis reais, ficando acima do piso nacional que é de novecentos e cinqüenta reais.

Dona Sueli de Freitas, monitora de creche e funcionária da prefeitura há mais de 16 anos disse que esta assinatura foi mais que um presente para categoria. “Lutamos mais de 13 anos para que isso pudesse ser real e sinceramente eu não acreditava que este  reajuste fosse acontecer . Hoje é um dia que deve ser comemorado por nós e temos que agradecer isso ao prefeito de Xanxerê e nosso sindicato”, concluiu a funcionária.

Na oportunidade o prefeito ressaltou que o objetivo era conceder ganho salarial e não apenas reposição de perdas. “Vamos trabalhar para em 2010 alcançarmos este objetivo”, finalizou o prefeito.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa