Xanxerê investe 33% a mais do que o estabelecido para Saúde no 1º quadrimestre de 2023

Em audiência pública para avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2023 realizada na noite desta quarta-feira (24), foram apresentados os dados dos investimentos feitos pela Administração Municipal neste primeiro quadrimestre. A audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Xanxerê e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.

De acordo com a Controladora Geral do Município, Andreza Gallas, que apresentou os dados ao público que compareceu à Câmara de Vereadores para acompanhar a audiência, o município vem se destacando no investimento que está sendo realizado na Saúde, prova disso são os indicadores do 1º quadrimestre de 2023, onde o município investiu 33% a mais dos 15% estabelecidos em lei. A aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde ficou em 22,40%.

A manutenção e desenvolvimento do ensino ficou em 22,55% e a aplicação dos 70% em remuneração dos profissionais da Educação com recursos recebidos do FUNDEB, foi de 72,93%.

Já a folha de pagamento do Poder Executivo Municipal fechou o 1º quadrimestre de 2023 em 46,17%, abaixo do limite de alerta e prudencial.

O prefeito Oscar Martarello destacou as medidas que vêm sendo adotadas pelo município para aumentar a arrecadação, mas que há fatores que acabam diminuindo um pouco os índices.

Outra questão abordada pelo prefeito são as prioridades que devem ser elencadas pela Administração Municipal. “Estou muito feliz, mais do que as obras que estão acontecendo em nosso município, que somadas tem um valor enorme, mais importante que isso são os serviços que são prestados à nossa população em saúde, educação, social, esporte, cultura”.

Além disso, Martarello ressaltou a valorização dos servidores públicos municipais, com cerca de 30% em 2022 e mais 6% em 2023, que já será pago na folha do mês de maio.

Em sua fala, o prefeito disse estar feliz pela confiança resgatada no município. “As pessoas estão falando bem da cidade, de onde moramos. Há uma harmonia entre os poderes, entre as pessoas, um bom ânimo e isso é importante para atrair novos investidores, gerar mais emprego e renda. Estamos sempre buscando a melhor solução para os problemas que precisam ser resolvidos e abertos ao diálogo sempre”, finalizou o prefeito Oscar Martarello.