Casan investe R$ 84 milhões em obras e melhorias no município de Xanxerê

O município de Xanxerê receberá a partir de 2022 uma série de investimentos da CASAN para avanços no sistema de tratamento de esgoto e no abastecimento de água. Ao todo, serão investidos R$ 84 milhões pela Companhia. A conclusão e início da operacionalização do sistema de esgotamento sanitário, já implantado pela Funasa e prefeitura, está entre as prioridades.

O compromisso da CASAN é iniciar e executar os investimentos no município o mais breve possível, tendo como base o Marco Legal do Saneamento Básico, que determina o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% com coleta e tratamento de esgotos, até 31 de dezembro de 2033.

Serão investidos R$ 5 milhões na recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), obra cujo edital de licitação será lançado em janeiro do ano que vem, com abertura das propostas em março. Já o lote 2 da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) em mais 30 litros por segundo terá o edital publicado no mês que vem, com abertura de propostas em janeiro de 2022. O investimento será de R$ 5,6 milhões.

“A recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto e da rede coletora serão fundamentais para colocar O sistema em operação. Além disso, vamos ampliar a Estação de Tratamento de Água atual em 50%, possibilitando melhoria significativa na capacidade de abastecimento”, explica o diretor de Operação e Expansão da CASAN, Pedro Joel Horstmann.

A Companhia investe ainda em um novo reservatório de 500m³ em aço inox (R$ 2,2milhões), que também terá licitação aberta em dezembro. Além desses investimentos, continuam os trabalhos da Macroadutora do Rio Chapecozinho, nos quais a CASAN está investindo R$ 71,3 milhões apenas em obras no município.

O prefeito Oscar Martarello lembra da grande expectativa para o início da operação do esgotamento sanitário, cuja instalação foi iniciada em 2011. “É uma obra esperada há mais de dez anos pela comunidade e que, sabemos, gerou transtornos por conta da instalação da rede. Com a CASAN assumindo os trabalhos, logo teremos o sistema em funcionamento efetivo, o que vai refletir na melhor qualidade de vida da população de Xanxerê e na preservação do meio ambiente”, destaca.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Casan