Semana Literária encerra com palestras e premiação das melhores redações do Concurso Literário

Integrando o Projeto MP Cultural, foi realizado nesta sexta-feira (25) o encerramento da Semana Literária, a qual visava incentivar a leitura e escrita levando pessoas de diversas idades a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, e consequentemente à formação de novos leitores.

A Semana Literária contemplou atividades como Concurso Literário para escolas do município, que teve 46 inscrições, intervenções culturais, lançamento de livro, exposição temática, palestra e arrecadação de livros para exposição em espaços de leitura.

O evento desta sexta-feira foi realizado na Unoesc Xanxerê e teve palestra com o professor e escritor Dennys Xavier, autor de best-seller, com textos dedicados a temas da filosofia antiga e da liberdade, como registrada também por autores modernos e contemporâneos, e tradutor de dezenas de livros, artigos e capítulos científicos.

A noite contou ainda com palestra de Bárbara Carvalho, coordenadora de produção acessível com foco em braile na Fundação Dorina Nowill para Cegos e de Maria Melo, articuladora de redes também da Fundação Dorina Nowill para cegos.

CONCURSO LITERÁRIO

Após as palestras, foi realizada a entrega de premiação aos vencedores do I Concurso Literário MP Cultural. O concurso foi realizado com o objetivo de fomentar e incentivar a produção literária, escrita criativa e formação de escritores e leitores no ambiente escolar.

Puderam se inscrever alunos do 9º ano do ensino fundamental e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) de centros de educação, escolas públicas e privadas do município de Xanxerê.  A exigência era de que os textos inscritos fossem textos narrativos do gênero ficção, na temática “Folclore: Lendas Urbanas de Xanxerê”. Cada aluno recebeu R$ 1 mil e troféu.

Foram premiados os três melhores textos narrativos, os quais foram selecionados pela Comissão Avaliadora Concurso Literário, composta por Antonio Luiz Gubert, Fernanda Bertotto, Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Romeu Scirea Filho e Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.

Foram selecionados os textos das alunas Anna Clara Trizotto Varoni, estudante do 2º ano do ensino médio da EEB Presidente Artur da Costa e Silva, com o texto intitulado “A CAMPINA DA CASCAVEL”; a aluna do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), Eduarda Fraga Vidori, com o texto “VULTOS DA MEMÓRIA: A LENDA DAS FREIRAS DO COLÉGIO COSTA E SILVA EM XANXERÊ”; e Amanda Vitoria Granovski, aluna do 9º ano da EEF Augusto Colatto, cujo texto é intitulado como “YARA E A ADORAÇÃO ETERNA”.

O Projeto MP Cultural visa, por meio de atividades culturais, estreitar os relacionamentos e promover a cultura em nossa cidade. Integram o Projeto MP Cultural Festival de Teatro, que será realizado de 16 a 20 de outubro, e o I Festival de Dança, que será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro.

A ação é uma parceria entre Ministério Público, Prefeitura de Xanxerê, Câmara de Vereadores de Xanxerê, Unoesc Xanxerê, Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Coordenadoria Regional de Educação, Serviço nacional de Aprendizagem (SENAI), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), IFSC Campus Xanxerê, 30º Batalhão de Polícia Militar, 14º Batalhão de Bombeiros Militar, DCELT Energia, Defesa Civil e Staff Soluções Inteligentes.