Programa Arco-Íris faz trabalho preventivo e de orientação na Rede Municipal de Ensino de Xanxerê

Com o objetivo de trabalhar de forma preventiva e por meio de intervenções nas unidades escolares do município, a Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê conta com o suporte oferecido pela equipe multiprofissional do Programa Arco-Íris.

O Programa dispõe de quatro psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social e uma pedagoga que atuam em diversos projetos nas escolas da rede municipal de ensino.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, comenta que o desafio do Programa Arco-íris é dar o suporte para uma educação de qualidade, reflexiva, inclusiva e que promova a cidadania e a empatia do ser humano.

Os profissionais trabalham de forma preventiva, realizando triagens nas escolas, observando as crianças no cotidiano escolar, em momentos diversificados. Posteriormente são desenvolvidas intervenções com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e também nas relações sociais, criando ações que visem à superação de processos de exclusão, promovendo o respeito às diferenças para o fortalecimento de uma escola democrática.

Os profissionais utilizam-se de espaços de desenvolvimento de diálogos, sendo ofertado a escuta especializada individual ou coletiva, dependendo da necessidade. Outra ação desenvolvida, é a criação de momentos de troca de experiência com a comunidade escolar e esfera familiar.

“Precisamos ter um olhar atento para com nossos alunos, suas fragilidades, necessidades e angústias. É de fundamental importância também, que as famílias se sintam acolhidas por pessoas capacitadas que possam dar o auxílio e as orientações necessárias. Para os professores, no entanto, o programa representa uma parceria que qualifica o processo ensino aprendizagem”, finaliza a secretária.