Mais de 500 pessoas buscaram testagem da Covid-19 nesta semana em Xanxerê

Buscando conter a disseminação do coronavírus em Xanxerê, a Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta semana a testagem em massa em três unidades de saúde: Nossa Senhora de Lourdes, Tacca e São Romero. As áreas escolhidas estão embasadas pelos relatórios do Projeto Chronos, o qual identifica os bairros com o maior número de casos positivos e ativos, visando identificar o quanto antes os casos ativos e poder diminuir ainda mais a taxa de transmissão do vírus no município.

Foram aplicados no local os testes rápidos em pessoas que tiveram pelo menos um dos sintomas sugestivos da Covid-19 nos últimos 15 dias. Ao todo, 511 pessoas buscaram atendimento em uma das três unidades de saúde para realizar o teste.

Na Unidade de Saúde Nossa Senhora de Lourdes foram aplicados 135 testes rápidos, dos quais nove tiveram resultado positivo. Na Unidade de Saúde Tacca 167 pessoas buscaram atendimento para fazer o teste e na Unidade de Saúde do São Romero foram realizados 209 testes rápidos.

Em todos os resultados positivos dos testes rápidos realizados, a Secretaria Municipal de Saúde fez uma pesquisa de antígeno buscando identificar se a pessoa estava com o vírus ativo para saber se necessitava de isolamento, os quais todos tiveram resultado negativo.

A secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, destaca que a secretaria vem buscando de forma pró-ativa intensificar ainda mais as ações para identificar de forma precoce os possíveis contaminados, realizando a testagem qualificada, buscando testar as regiões de saúde do município com maior incidência de casos positivos.