Prefeitura de Xanxerê decreta situação de emergência em razão epidemia de dengue

O município de Xanxerê publicou nesta sexta-feira (18) decreto que declara situação de emergência em razão da epidemia de dengue. O decreto 067/2022 leva em consideração o aumento da proliferação e infestação do mosquito Aedes Aegypti, bem como, a necessidade de implantação de medidas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya.

Em apenas um mês, houve um aumento de 8000% no número de casos positivos de dengue. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município tem hoje 151 casos confirmados da doença, já caracterizando uma epidemia de dengue. Desse número, 150 são autóctones, ou seja, contraíram o vírus no município, e 01 importado, contraído em outro município.

Os bairros com mais focos do mosquito são: São Romero, Bela Vista, Sufiatti e La Salle. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o único bairro que não tem registro de nenhum caso suspeito de dengue é o Santa Cruz.

“Precisamos que todos tenham consciência e responsabilidade em relação a limpeza de seus terrenos e espaços onde possa haver a proliferação do mosquito, pois só dessa forma poderemos eliminar os criadouros. Da mesma forma, o município fará a limpeza nos espaços e terrenos públicos. Vamos fazer tudo aquilo que nos compete para que possamos vencer mais essa doença”, destaca o prefeito em exercício, Adenilso Biasus.

A secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, salienta que esta é uma situação que está sendo enfrentada no Brasil inteiro. O município constituiu a Sala de Situação para traçar as estratégias no enfrentamento da dengue. “Faremos o credenciamento dos laboratórios particulares aqui do município para facilitar e agilizar o resultado dos exames, uma vez que os resultados do Lacen demoram e essa é uma situação muito grave, onde não pode haver demora”.

A partir da próxima semana o município fará um mutirão de fiscalização com servidores de outras secretarias, compondo um número maior de fiscais, que farão a fiscalização e notificação dos proprietários de terrenos quanto a necessidade da limpeza. “O objetivo não é a multa e sim a notificação para conscientizar os proprietários quanto à limpeza de seus terrenos”, acrescentou o Procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot.

CONFIRA ABAIXO O DECRETO: