Projeto “Creche o Ano Todo” completa quatro anos em Xanxerê

Proporcionar um local para que as mães que trabalham no período de férias tivessem onde deixar seus filhos. Este foi o objetivo da Administração Municipal de Xanxerê ao criar o projeto “Creche o Ano Todo”.

O projeto, instituído em janeiro de 2009, possibilitou que as crianças frequentassem a creche no mês de janeiro, mês em que normalmente a creche estaria fechada.

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Educação, concentra as crianças em uma ou duas creches, de acordo com o número de crianças inscritas, para que as mães possam trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão bem cuidados.

O CEMEI Criança Feliz, situado nas dependências do CAIC, no bairro Bela Vista foi o local escolhido para concentrar as crianças. Além da diretora, 22 professoras trabalham nesta época do ano na creche.

De acordo com o secretário de Educação, Félix Dalmutt, as atividades não são tão pedagógicas quanto ao longo do ano, e sim mais recreativas, em função das férias.

PROJETO QUE DEU CERTO

Nestes quatro anos, já passaram pelo projeto mais de 600 crianças. “Este ano tivemos o pedido de 250 mães, mas acabaram vindo para a creche apenas 150, pois muitas, na hora de fazer a inscrição, ainda não sabiam se estariam de férias nesta época”, destaca o secretário.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi destaca que este projeto veio para beneficiar as crianças dos pais que trabalham no mês de janeiro. “Foi uma ideia que tivemos e que deu muito certo nestes quatro anos, pois sabemos que nem todos conseguem tirar férias nesta época do ano”.

Segundo o prefeito, é importante também agradecer as professoras que se dispuseram a trabalhar nesta época do ano para cuidar das crianças. “Abdicaram das férias em janeiro para se dedicar ao trabalho, deixando o descanso para outra época do ano e proporcionando segurança e tranquilidade aos pais”, finalizou Bruno Linhares Bortoluzzi.