Prefeitura vai investir mais de R$ 2 milhões na 3ª etapa do Corujão da Saúde

Mais de R$ 2 milhões. Este é o valor que a Prefeitura de Xanxerê irá investir na 3ª etapa do Corujão da Saúde, lançado na manhã desta terça-feira (01). Aproximadamente 5.500 pessoas serão atendidas com exames, consultas e cirurgias eletivas que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do programa é diminuir o tempo de espera por exames especializados, consultas, cirurgias e procedimentos em horários diferenciados oferecidos pelos prestadores de serviço, ou seja, a noite e finais de semana para que os pacientes tenham mais acesso e comodidade fora do horário comercial.

A secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, destacou que o programa teve início em fevereiro de 2021, onde foram realizados mais de 3 mil exames que estavam reprimidos. A segunda etapa, ocorrida em julho de 2021, proporcionou a realização de mais de 300 cirurgias eletivas de média complexidade em parceria com hospitais de pequeno e médio porte. “O Corujão da Saúde certamente é um marco para a saúde do município e quero deixar o meu agradecimento a todos que estão contribuindo de uma forma ou outra com a realização de mais esta etapa, de forma especial ao Conselho Municipal de Saúde, sempre muito presente e atuante nas ações da saúde municipal”.

A 3ª etapa do Corujão da Saúde compreenderá a realização de exames auditivos, aparelho auditivo, próteses dentárias, exames de imagem para fins de diagnóstico como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassons, eletroneuromiografia, cintilografia, densitometria, videolaringoscopia, ecocardiograma, holter, teste de esforço, dentre outros.

Além disso, serão realizadas sessões de fisioterapia e psicologia a todos os pacientes que estão na fila de espera e cirurgias eletivas complexas que são referenciadas fora do município e que serão feitas no Hospital São Paulo de Xanxerê.

“Este é o maior investimento na Saúde de Xanxerê em um único momento. Estamos passando dos 15% do investimento mínimo que a lei preconiza. Este dinheiro investido é fruto do imposto de cada xanxerense. E nada mais justo do que termos a sensibilidade de direcionar estes valores para preservarmos vidas”, salientou o prefeito Oscar Martarello.

O prefeito acrescentou que muitas vezes é preciso suportar a pressão ao deixar de asfaltar uma rua, “mas precisamos eleger prioridades, e nada se sobrepõe sobre a vida, sobre a saúde. Que cada um dos nossos colaboradores da Secretaria de Saúde doe o seu máximo para que possamos ter uma saúde de qualidade para toda comunidade xanxerense”, finalizou Martarello.