PM lança “OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA” em escola da rede municipal de ensino de Xanxerê

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (14) o Programa Rede de Segurança Escolar. O programa, desenvolvido pela Polícia Militar, destinado ao desenvolvimento de ações e medidas que ampliem a segurança nos ambientes escolares e inibam a prática de crimes, foi lançado na Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Príncipe.

Estiveram presentes no lançamento do programa o prefeito Oscar Martarello, o comandante da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar em Xanxerê, Major Neivo Risson, a secretária municipal de Educação, Vera Lucia Correa, a diretora da EMEB Pequeno Príncipe, Josiane Machado, o Sargento Rosimar Féo, a Soldado Dayane Lucas Curtarelli, e as professoras da EMEB Pequeno Príncipe.

De acordo com o Major Neivo Risson, neste primeiro momento a PM fará uma visita às escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino para informar sobre o programa e prestar uma consultoria com dicas de segurança e informações, para poder colocar em prática em todas as escolas. Além disso, haverá um grupo de conversa através de aplicativo com a PM e gestores para manter uma ligação direta com a Polícia Militar.

O prefeito Oscar Martarello destacou que o trabalho de orientação feito pela Polícia Militar, bem como a presença da PM, é muito importante para a escola e também para os pais, que acabam sentindo mais segurança ao deixar seus filhos nas unidades escolares.

PROERD

Além da Operação Escola Segura – Rede de Segurança Escolar, a PM aproveitou para fazer o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), programa que objetiva orientar e prevenir as crianças quanto ao não uso de álcool e drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa.

O programa, nesse primeiro momento, será online e apenas com algumas turmas em razão da pandemia provocada pelo coronavírus e assim que possível com as demais turmas de forma presencial.