PETI faz doação de seis mil máscaras e flyers às escolas do município

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) lançou nacionalmente no mês de junho a campanha “COVID-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do Trabalho Infantil”. Como parte das ações da campanha, em Xanxerê o PETI fez a entrega nesta semana de 06 mil máscaras e 06 mil flyers para atender crianças e adolescentes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação recebeu 1.500 máscaras e a Secretaria de Estado da Educação 3.000 máscaras. As demais serão distribuídas para as escolas da rede particular de ensino.

Segundo a Coordenadora Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Xanxerê, Samantha Roloff, esta ação faz parte das estratégias elaboradas pelo programa para proteger as crianças. “Sabemos que muitas crianças estão fora das escolas e realizando as atividades em casa, e também possuímos um decreto que sugere que as mesmas não saiam desnecessariamente de casa. Existe uma previsão de retorno das aulas no mês de agosto, pensando nisso confeccionamos as máscaras para distribuir às crianças do 4º ao 9º ano, que é a faixa etária com maior envolvimento no trabalho infantil. Caso esse retorno não ocorra, cada instituição, pública ou privada deve pensar em uma estratégia para entregar as máscaras e os flyers”.

Além de auxiliar para a saúde das crianças contra o COVID-19, a coordenadora salienta que as máscaras estampadas contra a violência infantil são um meio de fazer a campanha circular por todo lugar. “É um mini banner da campanha circulando pelo município”.

Para a secretária municipal de Educação, Cláudia Fávero, este material surge para suprir as necessidades que o município está passando, tanto da pandemia como do combate ao trabalho infantil. “Vamos ter que oferecer EPIs para as crianças quando houver o retorno das aulas, e com isso conseguimos trabalhar este projeto muito importante. Caso as aulas não retornem, vamos nos organizar para distribuir este material no mês de agosto”.