Empresa de Xaxnerê recebe incentivos do Município

A prefeitura de Xanxerê aprovou no mês de junho de 2009 a Lei BLB 3110/2009 que autoriza o poder executivo a realizar obras de infraestrutura para ampliação da empresa Vantec Indústria de Máquinas Ltda. Esta lei permite que as obras sejam realizadas com equipamentos e pessoal próprios da prefeitura ou mediante a contratação de terceiros para a execução de obra em propriedade particular.

Esta obra faz parte de uma série de ações que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza desde o ano passado, dentro da política municipal de incentivo à indústria e comércio.

Os serviços prestados pela prefeitura compreendem terraplanagem, transporte e compactação de terras, drenagem pluvial e infraestrutura na propriedade da empresa.

No local já foi construído um barracão de 5.000m² na área do terreno em que a prefeitura já terminou a terraplanagem. Mais três barracões, aproximadamente do mesmo tamanho, serão construídos a partir do início do ano que vem, quando a prefeitura termina totalmente a infraestrutura. Ao final da obra serão 20.000m² construídos, num investimento, por parte da empresa, que chegará a R$ 10 milhões.

O objetivo da Lei que permite a ampliação da área física da empresa Vantec Indústria de Máquinas é a geração de empregos, aumento da produção, crescimento da empresa, que com toda a certeza serão revertidos em melhorias para o município, através do aumento da arrecadação municipal.

Na opinião do empresário e proprietário da empresa, Adriano Vanzin, o objetivo da prefeitura será alcançado rapidamente. “Esse incentivo da prefeitura é muito importante porque, além de diminuir o custo da obra, agiliza a ampliação da estrutura física da empresa. A empresa cresceu 20% no último ano e existe uma previsão de crescimento de mais 20% e sem a ampliação da estrutura física seria impossível absorver esse crescimento. A estrutura tem que acompanhar o crescimento da empresa. Serão 200 empregos diretos e mais tarde serão mais 100. Isso sem contar todo o investimento que estamos realizando. Vamos até ampliar o mix de produtos”, informa o empresário.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Fiorentin, acompanhou todo o processo de ampliação da empresa, desde a elaboração da Lei até a fase da obra. Para o secretário, é muito importante a parceria com a prefeitura, pois o retorno é quase imediato. “A prefeitura tem sido parceira das empresas. Essa não é a única empresa que já estabeleceu parceria com a prefeitura. O importante da parceria, nesse caso, com a execução da obra é que viabiliza o crescimento da empresa, gera empregos, torna a empresa mais competitiva e moderna, investindo em alta tecnologia. Acompanhei pessoalmente todo o trabalho na Vantec e fiquei satisfeito em ver o planejamento para o crescimento da empresa em pouco tempo”, complementa o secretário.